Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

“Asfalto Novo, Vida Nova”

O governador Ratinho Junior lança nesta terça-feira (4) o programa “Asfalto Novo, Vida Nova” para viabilizar a pavimentação da área urbana dos municípios paranaenses com até 25 mil habitantes. Nesta primeira fase serão contempladas as cidades com até 7 mil habitantes. O investimento estimado é de R$ 500 milhões nesta etapa. Os recursos serão repassados a fundo perdido. Local: Palácio Iguaçu – Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Centro Cívico.

 

Maior da América

As propostas para a construção de novo porto seco de Foz do Iguaçu podem ser entregues a partir desta segunda-feira (3). A proposta vencedora prestará serviços públicos de movimentação e armazenagem por 25 anos. De acordo com a Receita Federal, a construção do novo espaço tem por objetivo “melhorar a movimentação de cargas do Porto Seco de Foz do Iguaçu e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região”. O porto seco de Foz do Iguaçu é considerado o maior da América Latina em movimentação de cargas.

 

Turismo Futuro

O Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) escolheram os 12 municípios, das cinco regiões brasileiras, que irão fazer parte do Programa Turismo Futuro Brasil, que irá aplicar a estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que tem como objetivo fortalecer os negócios da área do turismo nessas cidades. Na região Sul do país foram escolhidas a capital Curitiba e Bombinhas (SC) foram as escolhidas.

 

Parque Nacional

O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, vai ampliar o horário de atendimento e os serviços oferecidos aos visitantes nesta semana, durante o feriado de Páscoa. De acordo com a administração do parque, a visitação às Cataratas do Iguaçu poderá ser feita das 8h às 17h, entre sexta-feira (7) e domingo (9). A expectativa é que o movimento se intensifique em Foz do Iguaçu durante o feriadão prolongado de Páscoa.

 

Em dois anos

Lançamento do RenovaPR (Programa Paraná Energia Rural Renovável) em 2021 inovou a forma de captação de energia nas propriedades rurais no estado. Atualmente são 22.790 unidades de geração própria de energia limpa, quatro vezes maior que em 2021 (5.558). O Paraná é o quarto maior gerador de energia solar do País, segundo a Absolar. Em dez anos, o Paraná atraiu cerca de R$ 9 bilhões em investimentos com a geração própria de energia fotovoltaica nos segmentos rural e urbano.

 

Turismo no sudoeste

O presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto, se reuniu sexta-feira (31) com os prefeitos membros da Comissão de Turismo da entidade, para debater ideias de fomento ao setor na região. Foram abordados os potenciais turísticos do Sudoeste, como o turismo nos lagos do rio Iguaçu, rural, religioso e festas/feiras temáticas.

 

Potencial

“O Sudoeste tem um potencial enorme para o turismo. É só questão do pontapé inicial, com o turismo local por primeiro, mas, já tendo no horizonte a atração de turistas de outras regiões do Paraná e de outros estados brasileiros. Essa nossa ansiedade precisa ser traduzida em trabalho”, destacou o presidente da Amsop, Anderson Barreto.

 

Expo Turismo

O presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Rogério Sidral, anunciou a realização da primeira edição da Expo Turismo Vales do Iguaçu e Feira Gastronômica Sabores do Sudoeste, que irá acontecer entre os meses de julho e setembro, sempre aos fins de semana, de forma itinerante nas cidades de Pato Branco, Palmas, Dois Vizinhos e Capanema.