Na noite da última segunda-feira (27) ocorreu na Univel o lançamento do Projeto Rondon 2023 para a Missão Guaicurus, em Juti, no Mato Grosso do Sul. As inscrições vão até 3 de abril. A missão será realizada de 13 a 30 de julho.
Para prestigiar o evento estiveram presentes alunos egressos rondonistas que participaram das operações anteriores. Na oportunidade, a Diretora Geral das rádios Colmeia e CBN de Cascavel, Viviane da Silva foi nomeada como Embaixadora oficial do projeto pelo Núcleo Rondon do Centro Universitário Univel. Este título é uma forma de reconhecimento pelo apoio prestado durante todas as missões que a Univel presidiu. A Univel é a única instituição particular integrante do Projeto Rondon no Paraná e participa desde 2018, quando estreou na operação Palmares e no total já integrou quatro missões.
O Projeto Rondon foi lançado em 1967 e, conforme o Ministério da Defesa que coordena o mesmo, é uma ação interministerial do Governo Federal, com o objetivo em abrir novas trilhas, assim como ampliar as ações já existentes ao desenvolvimento nacional sustentável, aos direitos humanos, à democracia e à cidadania. Já são mais de 80 operações realizadas nos últimos 16 anos. Mais do que oferecer suporte para comunidades marginalizadas. O Rondon tem compromisso com a formação cidadã dos estudantes universitários, os quais são levados a vivenciar outras culturas e conhecer um Brasil que normalmente está fora dos holofotes.
“Sala a céu aberto”
“Uma sala de aula a céu aberto”, assim a Coordenadora do (CPE) Centro de Pesquisa e Extensão da Univel, Dra. Kátia Salomão, descreve o Rondon, desta forma o acadêmico pode colocar todas as habilidades adquiridas em sala de aula em prática. “O aluno vai desenvolver trabalho voluntário, que terá um significado muito importante e marcante para o resto da sua vida, porque vai construir noções profundas de solidariedade, de humanidade e de acolhimento. Princípios e valores que em sala de aula não é possível. Esse contato humano, com o outro, com culturas diferentes, com pessoas em vulnerabilidade social vai sem dúvidas fazer toda a diferença”, afirma.
A egressa do curso de designer gráfico, Valquíria Kenautt dos Santos, participou da missão realizada no ano passado, em Minas Gerais. Ela afirma que quando soube da oportunidade de poder ajudar o próximo de maneira voluntária ficou feliz e quis logo colaborar. “É maravilhoso, é algo que vai ficar para sempre em minha memória”. A designer auxiliou na cobertura da missão e promoveu a divulgação do projeto.
Além de muito trabalho e gratidão, os rondonistas se tornaram verdadeiros amigos, como os egressos Leonardo Lorenzoni, Julia Levandoski e Amanda Goes. Eles participaram da Operação Yaguaru , em 2020, em São Pedro do Iguaçu, no Paraná. O trio desenvolveu uma conexão muito forte e decidiram eternizar essa amizade e tatuaram as frases: “No Matter Where”, “No Matter What”, “No Matter When” em português significa: “Não importa onde”, “Não Importa o Que” e “Não Importa Quando”, respectivamente. “Nós tivemos uma conexão muito forte, nunca mais nos desgrudamos, por isso decidimos fazer as tatuagens”.
Experiência exclusiva
O projeto é sem dúvida uma experiência exclusiva na vida dos acadêmicos, pois os mesmos só podem participar uma única vez. Dra Kátia Salomão ressalta que o projeto é uma experiência transformadora e sente-se extremamente orgulhosa por ser professora rondonista: “A Univel é a única instituição particular participante, do Paraná, isso para nós é motivo de orgulho por ser professora de uma instituição que acredita no Rondon. Nós temos o apoio de toda equipe da Univel, principalmente do Reitor Renato Silva e da Viviane da Silva, que valorizam a ideia e defendem o projeto”.
O trabalho voluntário é essencial para o crescimento profissional do acadêmico. “Nós sabemos que hoje os grandes editais de processos seletivos tanto para multinacionais, bem como para pós-graduação em nível stricto sensu consideram essa experiência. As duas coisas estão atreladas, você desenvolve qualidades profissionais e enriquece o currículo, por isso essa experiência deve ser estendida para todos os nossos alunos”, finaliza Kátia.
Para os acadêmicos interessados as inscrições estão abertas. Acesse o site: www.univel.br/projetorondon e venha participar da família Rondon da Univel.