Na última segunda-feira (20) a Clínica de Psicologia iniciou os atendimentos para a comunidade cascavelense, A inauguração oficial ainda não ocorreu, mas a população já pode contar com as consultas.
A moderna estrutura conta com 346,77 m², divididos em dez salas de atendimento psicológico presencial, cinco salas de atendimento psicológico on-line, três salas de supervisão de casos clínicos, uma sala de atendimento em grupos, uma sala de espelho para observação de atendimento, além de espaço para atendimento infantil.
No local são desenvolvidos atendimento psicológico, aconselhamento psicológico, avaliação psicológica, psicoterapia individual e em grupos, atendimento presencial e on-line.
Os atendimentos são realizados de forma individual pelos acadêmicos de psicologia, através do estágio clínico profissionalizante com supervisão dos professores. Os acadêmicos do 9º e 10º período realizam consultas por meio do estágio clínico, já os acadêmicos do 8º período realizam atendimentos de aconselhamento psicológico.
Conforme a coordenadora do curso de psicologia, Ligia Kruger Bresolim, os atendimentos são extremamente necessários para a formação profissional. “O psicólogo precisa desenvolver as competências do atendimento psicológico para se posicionar nos contextos do mercado de trabalho. Além disso, a formação do atendimento presencial e on-line possibilita ao acadêmico experienciar e desenvolver as habilidades requeridas para a condução da psicoterapia, principalmente após o período de pandemia que vivenciamos”, comenta.
A Sala Espelhada é um espaço diferenciado na clínica, trata-se de uma sala equipada com parede acústica, vidro espelhado e equipamento de som, que permite a observação de comportamentos e atividades de avaliação e intervenção psicológica pelos acadêmicos do curso de Psicologia.
Enquanto a atividade é desenvolvida numa sala, em outra, os alunos do curso acompanham a prática como observadores, sem serem vistos, porém, com consentimento.
Este treinamento permite capacitar e elevar o profissionalismo, integrando a teoria aprendida em sala de aula com a prática ocorrida em laboratórios, tudo isso sob a supervisão de profissionais capacitados, preparando os acadêmicos para o mercado de trabalho, através das práticas psicológicas.
O uso da sala espelhada é feito sempre com a autorização dos participantes ou dos pais e responsáveis, no caso de menores de idade.
Além de capacitar os acadêmicos, a clínica vai possibilitar o acesso da comunidade à psicoterapia. “A clínica-escola de Psicologia tem um papel além de formação acadêmica, se estendendo a um compromisso social”, finaliza Ligia.
A acadêmica do 9° período de psicologia, Ana Carolina Skura, está realizando atendimentos através do estágio clínico obrigatório. Ela afirma que além de desenvolver o portfólio dos alunos, esse trabalho vai ajudar a comunidade. “O objetivo desses atendimentos é levar saúde mental a todos, ajudar as pessoas a mudarem suas percepções, as suas visões de mundo, ajudar quem está com dificuldades nas demandas da vida. O nosso papel é promover a saúde”, comenta.
Ana participou dos aconselhamentos psicológicos, ela afirma que a experiência com os pacientes está sendo valiosa. “Na clínica nós temos a iniciação aos atendimentos, mas com certeza é um reflexo de tudo que vamos vivenciar após a formação. É um aprendizado necessário, pois precisamos estar preparados para lidar com a vida e com a história das pessoas”, finaliza.
Para agendar consulta ou esclarecer dúvidas entre em contato pelo WhatsApp (45) 3036-3638. A clínica fica em anexo ao Centro Universitário Univel.