Esportes

Mulheres independentes dão show nas quadras

Assista o bate-papo com as ateltas Luana e Michi, do Stein Cascavel Futsal Feminino

Mulheres independentes dão show nas quadras

Nesta quarta-feira, dia 8 de março, é celebrado o Dia Internacional das Mulheres. E para lembrar da data e deixar uma singela homenagem, nossa equipe de reportagem conversou com as atletas Michi e Luana, do Stein Cascavel Futsal Feminino.

As jogadoras, junto com as demais companheiras, conquistaram quatro títulos em 2022: Campeonato Paranaense, Taça Brasil, Copa Mundo do Futsal, e Liga Feminina de Futsal. A equipe ainda ficou em segundo lugar na Copa do Brasil.

Michi chegou ao Stein há pouco mais de um ano e meio. A jogadora, que tem passagens pela Female/Unochapecó, Seleção Brasileira e até no futsal italiano, conta como foram os primeiros passos na modalidade. “Eu comecei jogando com meninos, em uma cidade pequena. Jogava com meus irmãos, primos, vizinhos. Quando tinha 12 anos comecei a participar de uma escolinha e desde lá nunca parei de praticar o esporte”.

Luana saiu do Cianorte Futsal e foi anunciada pelo Stein na temporada passada. A ala, que fez parte da Seleção Brasileira no mundial universitário de 2022, também começou a jogar quando era criança. “Com 11 anos de idade eu fui inserida num projeto da minha cidade, e desde então comecei minha vida no esporte”.

DIFICULDADES DA PROFISSÃO

As jogadoras estão no departamento médico se recuperando de lesões e ainda não estão prontas para estarem em quadra. Entretanto, além dos obstáculos físicos durante a trajetória no futsal, as jogadoras destacaram que a distância da família é a principal dificuldade no dia a dia.

Michi deixou os familiares em Chapecó-SC no final de 2019, depois de sete temporadas na Female. “Para seguir nossa história, nem sempre a gente consegue conciliar a profissão e estar com eles. Eu joguei muito tempo perto da família, mas depois que eu decidi sair de lá foi a parte mais difícil dessa jornada no futsal. Estar longe de quem a gente mais ama”.
Luana está há menos tempo longe de casa, mas também sente falta de estar com os familiares. “A maioria das meninas saem de casa muito novas. A minha história talvez seja um pouco diferente. Eu consegui segurar minha saída, mas é uma barra ficar longe das pessoas mais importantes para a gente”.

INÍCIO DA TEMPORADA

A primeira competição oficial que o Stein vai disputar neste ano é a Supercopa, que vai acontecer entre os dias 22 e 26 deste mês, em Cascavel. Se vencer, a equipe cascavelense garante vaga na Copa Libertadores da América.

O Stein também vai disputar a Taça Brasil, a Copa Mundo do Futsal, a Copa do Brasil, a LFF (Liga Feminina de Futsal) e o Campeonato Paranaense.

Assista acima o bate-papo na íntegra com as jogadoras do Stein Cascavel.

Reportagem: Paulo Eduardo