Moro com Marinho
O senador eleito Sergio Moro (União Brasil) anunciou publicamente que irá votar em Rogério Marinho (PL) para a presidência do Senado Federal. O anúncio foi feito nas redes sociais de Moro, que ainda aproveitou para registrar a admiração ao senador e também candidato à presidência da Casa, Eduardo Girão (Podemos).
Moro com Marinho II
O ex-ministro isse que sua decisão se deu após ouvir os eleitores paranaenses que solicitaram a ele um posicionamento sobre a eleição. “Nada contra o senador Rodrigo Pacheco. Meu voto será a favor da oposição firme ao governo do PT. Sou contra radicalismos e a favor de uma alternativa democrática para o país, com economia liberal, políticas sociais e o combate à corrupção. ”
Bolsonaro pede apoio
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu apoio dos senadores a candidatura de Rogério Marinho à presidência do Senado. Durante um jantar de confraternização do PL, Bolsonaro que está nos EUA fez uma videochamada com os congressistas do partido e solicitou apoio entorno a candidatura do ex-ministro Rogério Marinho, “pelo reequilíbrio entre os poderes.”
Ministro na mira
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), é acusado de fazer uso irregular do fundo eleitoral e de usar emendas do Orçamento em benefício próprio em 2022. Ele destinou R$ 7,5 milhões em emendas de relator à prefeitura de Vitorino Freire (MA) para pavimentação de 19 km da estrada que circunda ao menos 8 fazendas de sua família. A prefeita de Vitorino Freire é Luanna Rezende, irmã do ministro.
Ano Judiciário
O Supremo Tribunal Federal retoma os julgamentos nesta quarta-feira (1º). A solenidade de abertura do Ano Judiciário será realizada às 10h, no plenário da Corte. No período da tarde, ocorrerá a primeira sessão ordinária do ano, a partir das 15h, quando os ministros do STF irão analisar processos de tema tributário.
Voto qualidade
A OAB Nacional apresentou Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Medida Provisória que restabeleceu o voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). A entidade pede ao Supremo Tribunal Federal, ainda, medida cautelar para suspender imediatamente os efeitos do ato do Executivo.
Cartório online
Os registros e escrituras de cartórios já podem ser consultados pela internet de forma padronizada. Todos os estabelecimentos cartorários deverão aderir ao Sistema Eletrônico dos Registros Públicos. O objetivo do serviço online é desburocratizar e agilizar os processos.
Líder da oposição
O deputado estadual Requião Filho (PT) é o novo líder da bancada de Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná. Requião assume a Oposição em substituição ao deputado Arilson Chiorato (PT), que será o vice-líder da bancada. Requião foi escolhido como líder pelos demais deputados da bancada de oposição.
Posse AMIC
Será realizada hoje (1°), a solenidade de posse do empresário Jovane dos Santos Borges na presidência da AMIC-PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná). A atual presidente, Sonia Regina Spengler Xavier, que deixa o cargo, foi a primeira a mulher a presidir entidade.
Câmara de Foz
A Câmara de Foz do Iguaçu realiza na quinta-feira (2), uma Sessão Especial para dar abertura aos trabalhos da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura. Ainda na quinta-feira, os vereadores se reúnem na primeira sessão ordinária do ano para apreciar projetos, requerimentos e indicações.