Moro mira Palácio Iguaçu
Segundo informações da colunista Bela Megale, o senador eleito Sergio Moro (União Brasil) sinalizou a aliados e empresários que planeja se candidatar ao governo do Paraná em 2026. Segundo informações, a ausência do atual governador do Estado, Ratinho Junior (PSD), na disputa poderá aumentar as chances de Moro.
Diretoria BNDES
O Conselho de Administração do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou, por unanimidade, os nomes de Aloizio Mercadante (presidente), Tereza Campello, Natalia Dias e Helena Tenório para comporem a diretoria da instituição. Os aprovados se juntam aos diretores já nomeados Alexandre Corrêa Abreu, José Luís Gordon, Nelson Barbosa e Luiz Navarro.
Presidente Petrobras
O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a indicação de Jean Paul Prates para a presidência da estatal. O senador será integrante do colegiado e ficará no comando interino da Petrobras. A eleição será confirmada pela próxima assembleia de acionistas. Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Guarda Nacional
O governo federal deve apresentar, nos próximos dias, a proposta de criação de uma Guarda Nacional permanente e de segurança pública para proteger os prédios públicos federais em Brasília e atuar em operações especiais em terras indígenas, área de fronteira, unidades de conservação e apoio à segurança dos Estados.
Multa ao Telegram
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, aplicou multa no valor de R$ 1,2 milhão ao Telegram por descumprimento de ordem judicial. O ministro determinou que a empresa realizasse o bloqueio de cinco canais por disseminarem notícias falsas. O Telegram cumpriu parcialmente a ordem, mas indagou qual o conteúdo do canal do deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL) deveria ser pontualmente bloqueado e não realizou.
Funasa
A extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) por meio de Medida Provisória, estabelecendo a absorção de suas competências, patrimônio e pessoal pela administração direta, distribuídas entre o Ministério da Saúde e o Ministério das Cidades está preocupando algumas entidades. A CNM enviou ofício ao presidente da República pleiteando a reestruturação e o fortalecimento da Funasa ao invés de sua extinção.
Nova Ferroeste
Representantes do Governo do Paraná e profissionais da Fipe, juntamente com membros da Funai realizaram a apresentação do projeto da Nova Ferroeste aos membros da comunidade da Terra Indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras. Durante o encontro, foram apresentados os resultados do estudo que avalia o impacto ambiental e social na região.
Capital do Agro
O Governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), sancionou a Lei que oficializa Toledo como a Capital Paranaense do Agronegócio. O projeto que deu origem a legislação é de autoria do deputado estadual Natan Sperafico.
Galavoti em Toledo?
O novo presidente da Câmara de Toledo, o vereador Dudu Barbosa, convidou o ex-diretor legislativo da Câmara de Cascavel, Mario Galavoti para assumir a diretoria legislativa da Casa de Leis de Toledo. Entretanto, segundo o próprio Galavoti, o convite foi recusado. Mario Galavoti foi exonerado da Câmara de Cascavel em 2021, após uma polêmica moção de repúdio ao governo do Estado ter entrado em pauta e ter sido aprovada.
Dívida ativa
Contribuintes de Toledo com dívidas ativas lançadas pelo município até 30 de dezembro de 2022 podem parcelar seus débitos em até 120 parcelas. O benefício é válido até 30 de dezembro de 2024. A possibilidade se deu por conta da aprovação da Lei nº 2.531/2022.