Saúde

Covid-19: Quatro milhões de paranaenses estão com a dose de reforço atrasada

Foto: Gilson Abreu/ANPr
Foto: Gilson Abreu/ANPr

Cascavel – O Ministério da Saúde divulgou que um levantamento feito pela RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde), apontou que mais de 4 milhões de pessoas do Paraná estão com a primeira dose de reforço em atraso. Dados apontam também que mais de 2,6 milhões de paranaenses não retornaram aos postos de vacinação para receberem a segunda dose de reforço. O Ministério da Saúde orienta que todos os brasileiros reforcem a imunização para evitar casos graves da doença.

Além disso, a Saúde reforça a importância de a população completar o esquema vacinal primário. No estado, mais de 850 mil paranaenses ainda não buscaram a segunda dose do esquema primário. Até o momento, o Ministério enviou ao Paraná mais de 34 milhões de vacinas Covid-19. Dessas, mais de 28,4 milhões de imunizantes foram aplicados.

Pessoas acima de 12 anos, que já receberam as duas doses contra a Covid-19, devem reforçar a imunização de forma heteróloga, ou seja, de vacinas Covid-19 diferentes. De acordo com o estudo realizado pela Universidade de Oxford, a pedido do Ministério da Saúde, essa combinação torna mais eficaz a imunização contra a doença.

O Ministério da Saúde distribuiu mais de 581 milhões de doses das vacinas Covid-19 para todos os estados e o Distrito Federal de forma proporcional e igualitária. Dessas, mais de 498 milhões de imunizantes foram aplicados nos brasileiros, garantindo a proteção de quase 80% da população com as duas doses.

Vacinação baby

Em Cascavel, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que os pais já podem imunizar as crianças de 6 meses a 2 anos. A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, nas unidades de referência, que são a Aclimação e Interlagos, das 8h às 18h45; e no Nova Cidade, das 8h às 21h45. Os locais também aplicam as doses nas crianças de 3 e 4 anos.

O esquema vacinal para as crianças será de três doses de vacina contra Covid-19. O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias e a dose de reforço será aplicada após 56 dias. Dentro das unidades de saúde é obrigatório o uso de máscaras.

+++

Cascavel chega a 87% de cobertura da atenção básica e projeta ampliar a rede

Cascavel – A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel) divulgou dados de atendimento, durante apresentação do secretário de Saúde, Miroslau Bailak, na manhã desta segunda-feira (9), no auditório da Prefeitura de Cascavel, durante a Escola de Governo da Saúde, uma prestação de contas realizada todo começo de ano. A cobertura da atenção primária saltou para 87% no ano passado, sendo que em 2016 o número mal chegava à 50%. O objetivo é de alcançar 100% de cobertura.

Bailak explanou sobre as ações da Sesau e disse ainda que sobre a cobertura da atenção primária, está o compromisso de ampliar em 35 equipes de saúde da família. Em 2016 eram 27 equipes de Saúde da Família, em 2022 o avanço foi grande e chegou à marca de 58, um aumento de 114%.

Conforme os dados do vacinômetro na cidade já foram aplicadas quase 800 mil vacinas desde o início da vacinação contra a Covid-19. Sobre as consultas médicas, haviam sido 263 mil em 2016 para mais de 429 mil em 2022, uma evolução de 62,72%. Na área odontológica, foram 86 mil no ano passado e o Laboratório Municipal bateu a marca de 1 milhão de exames ofertados à comunidade.

Obras da Saúde

Bailak também relatou sobre os investimentos em obras para melhorar a estrutura física dos atendimentos à população. No cronograma de obras da saúde deste ano, está a construção das novas unidades de saúde do Bairro Lago Azul e Santa Felicidade e as reformas das unidades de saúde do interior, do Santa Cruz e do Hospital de Retaguarda. Além disso, já está em fase de processo de captação de recursos as construções das novas unidades das USFs Interlagos, Alto Alegre, 14 de Novembro, da Rua Cuiabá, Ipanema e também do posto Central.
Bailak relembrou que no ano passado foram entregues as obras de construção da unidade do Bairro Guarujá, Morumbi, Tarumã, Santo Inácio/Fag, Complexo de Atenção Primária do Floresta, Sanga Funda, além das unidades do Claudete e Cataratas, que serão inauguradas ainda este ano. A unidade do Periolo, por sua vez, recebeu uma ampla reforma e logo será inaugurada. Estão em andamento ainda a construção da USF Universitário e reforma da unidade do Canadá.

De 2017 para 2022, foram 40 obras entregues. Sendo 18 construções e 22 reformas e ampliações.