Brasília – A capital federal vive um esquema rigoroso de segurança para posse do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva, em especial na Esplanada dos Ministérios. Por conta dos fatos registrados nos últimos dias no Distrito Federal, as forças de segurança estão trabalhando para reforçar o policiamento e o monitoramento no entorno do Palácio do Planalto. Na sexta-feira (30), além do ensaio da posse, houve uma ampla varredura na Esplanada dos Ministérios, no Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF (Supremo Tribunal Federal).
A estimativa do gabinete de transição do governo federal é que cerca de 300 mil pessoas prestigiem a posse, porém, por motivos de segurança, somente 30 mil pessoas poderão ocupar a Praça dos Três Poderes. Aqueles que quiserem ver o presidente eleito subir a rampa do Planalto devem se programar para chegar cedo, pois o acesso à praça só poderá ser feito até 12h30. Caso haja lotação antes deste horário, o acesso será bloqueado. “É um evento complexo. A grande concentração de pessoas que estarão presentes nesses atos demanda um planejamento muito bem feito relacionado à questão de segurança”, pontuou Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública do DF.
De acordo com o superintendente regional da Polícia Federal no DF, Marlon Cajado, 1 mil policiais federais estarão trabalhando. Cajado disse que a segurança também estará reforçada por parte da PF no aeroporto e hotéis. “O foco maior da Polícia Federal será na proteção das autoridades que virão para a posse. Estaremos atuando nos hotéis e nos deslocamentos das autoridades”, informou.
O diretor de operações da Polícia Rodoviária Federal, Djairlon Henrique Moura, anunciou que a PRF ampliou o efetivo que trabalhará na posse presidencial. Segundo ele, serão 30 equipes de motociclistas batedores, 10 a mais que na última posse. Os postos de fiscalização da PRF foram cedidos à equipe de transição para colocar tendas de apoio às caravanas que estão vindo de outros estados. “As principais vias que dão acesso ao DF são rodovias federais. Nesse sentido, a PRF organizou cinturões de policiamento para garantir chegadas e partidas seguras para quem vem de outros estados”, pontuou Moura.
Clima tenso
Lula chega para assumir seu terceiro mandato como presidente da República em um clima muito diferente da sua primeira eleição em 2002, quando no segundo turno venceu José Serra (PSDB) por 61,27% (52,7 milhões de votos), contra 38,73% (33,3 milhões) do tucano. Desta vez, Lula conseguiu a vitória sobre Jair Bolsonaro por uma pequena margem: 50,90% (60.345.999) a 49,10% (58.206.354).
O resultado das eleições deste ano foi e ainda é bastante questionado, motivando manifestações e acampamentos em frente unidades do Exército em todo o Brasil. Em Brasília, mesmo com as festas de fim de ano, as mobilizações continuaram, com diversas caravanas de apoiadores do presidente Bolsonaro se dirigindo à Capital Federal.
Foto: Agência Brasil
+++
Posse de Ratinho Junior e Darci Piana está programada para iniciar as 8h30
Curitiba – A solenidade que dará posse ao segundo mandato de Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e Darci Piana (PSD), como governador e vice-governador do Paraná está programada para as 8h30, de domingo, 1º de janeiro, na realizada na Assembleia Legislativa do Paraná.
A chegada do governador e do vice está prevista para às 8h10 quando, com as respectivas esposas, subirão a rampa principal de acesso ao Plenário, e serão recebidos pelo presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), e pelos primeiro e segundo secretários, deputados Plauto Miró Guimarães (DEM) e Jonas Guimarães (PSB). Em seguida, se encaminharão ao Salão Nobre, local onde aguardarão o início da solenidade.
A sessão de posse será comandada pelo presidente Traiano, que designará uma comissão de deputados para acompanhar Ratinho Junior e Darci Piana até o Plenário, para o compromisso constitucional e a assinatura do livro de posse.
Após esses atos, o presidente da Alep declarará empossados os novos comandantes do Executivo estadual. Ratinho Junior fará seu primeiro pronunciamento como governador do Paraná, sendo encerrada a solenidade de posse logo em seguida.
Revista à tropa
Após o término da sessão de posse, o governador descerá a rampa que dá acesso à Avenida Cândido de Abreu e passara em revista à tropa da Polícia Militar, enquanto se dirige ao Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo, onde a atual governadora Cida Borghetti (PP) realizará a transmissão de cargo ao governador empossado.
Toda a solenidade de posse será transmitida ao vivo pela TV Assembleia e também pela página da Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.