Cascavel – O jornal O Paraná finaliza a série de entrevistas especiais com os deputados cascavelenses eleitos no pleito de 2022 e que irão representar o município e a região na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa do Paraná. O último entrevistado é o apresentador de televisão e agora deputado estadual eleito Oziel Luiz, o Batatinha (MDB).
Estreante na política, Batatinha foi o candidato a deputado estadual mais votado em Cascavel, recebendo 29.473 votos somente na Capital do Oeste. Embora já tivesse sido cogitado para outras eleições, o pleito de 2022 foi o primeiro disputado por Batatinha. O apresentador de TV recebeu 47.310 votos, conseguindo conquistar uma das 54 cadeiras na Assembleia Legislativa do Paraná. Entre os 27 candidatos a deputado estadual por Cascavel, Batatinha foi o mais votado.
Durante a conversa com O Paraná, Batatinha falou sobre as pautas que pretende defender na Alep, os desafios que acredita que poderá encontrar durante os quatro anos, a reinvenção do apresentador para o político e também a definição sobre o futuro político.
O Paraná – Você chegou a ter o nome cotado para disputar outras eleições, contudo, foi em 2022 que decidiu concorrer. O que levou decidir que esse seria o momento certo?
Batatinha – Eu já tinha sido provocado em outras oportunidades para concorrer a vereador, a vice-prefeito e até mesmo para deputado, mas acabei achando que não era o momento oportuno naquelas provocações anteriores. Há 10 ou 15 anos atrás a política não era tão sadia, tão limpa e tão honesta. A política melhorou demais, muitas pessoas boas e pessoas do bem acabaram indo para o mundo político e isso fez com que eu acabasse me convencendo. Então isso foi uma das coisas que me convenceu a ir para a política.
A política melhorou muito, tem muita gente boa dentro da política. Acredito que a política é uma ferramenta boa para aumentar o trabalho que eu já faço há tantos anos na TV, que é o trabalho social.
Então são esses dois momentos que me convenceu a ir para a política, muita gente boa que está na política e a política melhorou muito nos últimos anos.
Porque iniciar na vida pública concorrendo a deputado estadual?
Batatinha – A abrangência da TV Tarobá e o que eu apresento na TV me deu um grande campo eleitoral, então eu imaginei que teria condições de já ir direto para deputado e que seria mais interessante do que eu disputar propriamente uma eleição para vereador ou vice-prefeito.
Entre os tantos nomes que disputaram as eleições por Cascavel você foi o único estreante que conseguiu se eleger para a Alep. Qual o panorama que você faz dessa disputa?
Batatinha – São dois momentos, o estreante e o mais votado. Eu gosto de lembrar dessa questão de ser o mais votado para valorizar o eleitor. Eu sou uma testemunha viva de que as pessoas estão aprendendo a votar, porque a minha campanha foi uma campanha com pouquíssimos recursos, mas que as pessoas não se preocuparam com essa questão do voto de barganha. O meu, foi um voto de compromisso, de coração, do trabalho que a gente vem fazendo há tanto tempo na TV. Então as pessoas reconheceram todo o meu trabalho e deram um voto de confiança e não um voto de barganha, primeiro, porque é crime eleitoral e segundo, porque eu não tinha nada para oferecer em termos de barganhar voto. Isso ficou muito transparente, as pessoas estão votando nos candidatos que elas conhecem o passado e confiam que possa ser o verdadeiro representante delas.
Como você está se preparando para esse processo, essa mudança das telas de TV para o Legislativo?
Batatinha – Eu acho que nunca é tarde para gente estudar. Então, pretendo fazer um curso de gestão pública para poder aprender os caminhos e também me cercar de pessoas competentes e profissionais.
Eu não fiz uma campanha com amarras políticas; tive uma campanha bem limpa, então eu tenho condição de colocar ao meu lado uma equipe técnica e profissional. Inclusive, já estou trabalhando e tenho profissionais que conhecem muito bem a Assembleia e vão estar ao meu lado. Pessoas que vem com currículo. Então estou contratando pessoas técnicas que serão profissionais e competentes, não vou empregar compadres.
Qual são os desafios que você acredita que irá encontrar na Alep?
Batatinha – O MDB é um partido que compõe com o governo. Eu acho que esse será um dos primeiros desafios, talvez um dos primeiros problemas, pois eu preciso entender em como caminhar com o governo. O partido elegeu dois deputados e quero entender como a gente vai continuar caminhando com o governo. Eu pretendo não brigar, não é o meu estilo, mas também não vou ficar dizendo amém para aquelas coisas que eu achar que não são interessantes para a comunidade.
Esse será seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná. O que podemos esperar do seu trabalho nos próximos quatro anos?
Batatinha – Muita dedicação. Eu quero me dedicar bastante, quero aprender bastante, é uma vida nova pra mim. Eu estou muito empolgado e quero ser um deputado trabalhador, cuidar das demandas dos municípios onde fiz votos. Tenho uma responsabilidade enorme com Cascavel, fui o mais votado em Cascavel, são mais de 29 mil votos. Então, preciso cuidar da nossa cidade, atender as autoridades constituídas, conversar com os vereadores, com o prefeito, com a própria sociedade organizada, tentar atender as demandas e ser um deputado trabalhador. Eu quero ser um deputado diferenciado, principalmente não desaparecer. Eu quero estar presente na vida da comunidade, presente nos municípios da região e presente na TV. Inclusive, não deixo de apresentar o meu programa. Vou continuar fazendo o programa normalmente, nos dias que estiver em Curitiba eu pretendo apresentar de lá e o restante da semana aqui de Cascavel.
Quais serão as bandeiras defendidas? Quais serão as pautas locais defendidas pelo ‘Deputado Batatinha’?
Batatinha – Saúde é uma delas. Saúde é uma coisa que eu quero cuidar muito. A gente vê muita gente ficando cinco ou seis anos aguardando para fazer uma cirurgia, eu quero entender qual a razão de demorar tanto esse tipo de atendimento. Quero entender, através da Secretaria de Saúde porque é um grande problema a área de saúde, não só em Cascavel, mas na nossa região e acredito que no Paraná inteiro. Embora tenham alguns programas do governo que a gente conheça, ainda precisamos entender e buscar melhorar.
O trabalho social, que é uma das minhas identidades, dentro do que for possível, também quer atender as pessoas na área social, dento do que é legal.
Serei firme no combate à corrupção e firme no trabalho de fiscalizar.
Podemos esperar do deputado Batatinha um mandato de situação, oposição ou neutro?
Batatinha – Pretendo caminhar com o governo, não quero ser oposição, mas depende do momento e da situação. Não sei o que a gente vai enfrentar pela frente. Mas essa posição de ser situação ou oposição depende muito do que a gente vai encontrar lá na frente.
Sobre o futuro político, podemos esperar que Batatinha cumpra o mandato ou você pensa em disputar as eleições de 2024?
Batatinha – Essa é uma pergunta que a gente tem que responder com firmeza, pois você sabe que política muda muito, os políticos mais antigos falam que política é igual nuvem, toda hora ela muda. Mas eu, com muita firmeza, quero garantir que eu vou cumprir o meu mandato como deputado. Eu não pretendo ser candidato à Prefeitura. Fui fui eleito para ser deputado estadual e vou ser deputado os quatro anos.
Foto: Paulo Eduardo