Opinião

Coluna AMC: Eu e Cascavel, Cascavel e eu

Coluna AMC: Eu e Cascavel, Cascavel e eu

O meu relacionamento com Cascavel representa mais do que o tempo que eu passei fora daqui, no Rio de Janeiro. Em 09 de janeiro de 1977 descia na rodoviária na rua Carlos Gomes, para iniciar uma nova vida.

Vindo de uma cidade grande tinha vários sonhos e um projeto de vida. Os primeiros personagens que travei contato foram: o Willi que estava gerente do Lord Hotel, o Dr. Renato Loures Bueno, que seria o secretário de saúde do governo de Jacy Scanagatta, Dra. Direma Romero, que era oriunda do instituto de ginecologia Moncorvo Filho, da UFRJ, de onde eu também vinha, seu esposo o Dr. Romero, os donos da Americana Modas na rua 7 de Setembro, que eram primos de uma colega professora do Rio, foram responsáveis pela minha apresentação ao Dr. Carlos Lima, de quem fiquei amigo até a sua morte.

Na prefeitura fui apresentado à professora Maria do Rocio G. dos Santos que me indicou para lecionar no Wilson Joffre e na Fecivel. Iniciava-se aí uma vida de professor e médico.

Muitas alegrias, meu primeiro emprego como professor e também como assessor do Renato na secretaria de saúde.

Sonia chegando fundou o S.O.S depois, Provopar. Nasceu o Kaco que fez companhia aos dois irmãos, Soninha e Leonardo.

Como tinha me aborrecido com os funcionários do único cartório de registros de nascimento da cidade, o Kaco foi registrado no cartório Vargas, em Santa Tereza do Oeste, que ainda era distrito de Cascavel. Inaugurei junto com o Jacy e equipe, dez postos de saúde, nos bairros da cidade, que crescia rapidamente.

Participei dos vinte e cinco anos da cidade, show com orquestra sinfônica de Ponta Grossa e Benito de Paula, assisti show com Roberto Carlos no ginásio de esportes, vi a inauguração do estádio olímpico com o jogo Corinthians X São Paulo. Voei de balão sobre a cidade e depois de ultraleve. Ganhei dois mandatos de vereador com excelente votação, fui acolhido como companheiro do Lions Club e aprendiz na ordem maçônica e nos programas de rádio e televisão.

Dentro do SEAC reforcei meus princípios de amor ao próximo e confiante que a morte é só uma passagem pois a vida é eterna.

Tive dois momentos de confirmação de toda a amizade de grande parte da população dessa cidade que tanto amo, foi quando do acidente que vitimou o Kaco e minha cunhada Regina, e recentemente da despedida da Sonia, meu grande amor.

No Sindilojas e na Ambiental travo contatos com uma infinidade de trabalhadores que fazem com que Cascavel seja considerada 2ª vez consecutiva a cidade de excelência e qualidade de vida. Sempre ajudando a aumentar a população, já auxiliei a mais de 13 mil partos, sendo feliz de ver por duas vezes o nascimento de trigêmeos.

A saudade fica para os locais onde trabalhei, hospitais, escolas, repartições públicas e ainda espero comemorar por muitos anos os aniversários dos amigos e desta cidade de Cascavel.

Dr. José de Jesus Lopes Viegas  – Médico CRM/PR 5272 – Presidente AMC- Associação Médica de Cascavel