Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

Liberados

O governador Ratinho Junior (PSD) afirmou nea segunda-feira, 12, no jantar do restaurante Madalosso em Santa Felicidade que os prefeitos estão liberados a fazer a sua opção e apoio entre as candidaturas ao Senado nas eleições de 2 de outubro. Além dos três candidatos presentes no jantar – Paulo Martins (PL), Orlando Pessuti (MDB) e Sérgio Moro (União Brasil) – Ratinho Júnior citou ainda o senador Alvaro Dias (Podemos).

 

Apoio dos prefeitos

Martins, Pessuti e Moro pediram apoio dos prefeitos e coube ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), destacar seu apoio a Álvaro Dias. Além de Greca, o senador do Podemos já recebeu apoio de 200 prefeitos, entre eles, Marcelo Belinati (Londrina), Leonaldo Paranhos (Cascavel), Ulisses Maia (Maringá) e Chico Brasileiro (Foz do Iguaçu).

 

Debate de candidatos

A Rede Bandeirantes de Televisão do Paraná promove neste sábado (17) às 21h45 o debate de candidatos ao Senado Federal. O debate deve reunir Aline Sleutjes (Pros), Álvaro Dias (Podemos), Desiree Salgado (PDT), Laércio Matias (Psol), Orlando Pessuti (MDB), Paulo Martins (PL), Rosane Ferreira (PV) e Sergio Moro (União Brasil). Não houve a confirmação de participação dos candidatos Dr. Saboia (PMN) e Roberto França da Silva Junior (PCO).

 

Controla Paraná

O ′Seminário Controla Paraná′ está sendo realizado nesta terça, 13, e quarta-feira, 14, em Maringá. O evento é promovido pela Secretaria de Compliance e Controle da Prefeitura de Maringá, Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e Controladoria Geral do Estado do Paraná. Integrantes da Controladoria Geral do Estado do Paraná debaterão as práticas no âmbito da transparência, ferramentas de gestão e inteligência, controle interno e auditorias, práticas sistêmicas para corregedorias e outras ações da administração pública. Maringá aderiu ao Controla Paraná em 2021.

 

Vacinação nas fronteiras

Até dezembro, 33 municípios brasileiros que fazem fronteira seca ou fluviais com cidades de outros países terão a vacinação reforçada. O Ministério da Saúde lançou o programa para melhorar a imunização em cidades de dez estados. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 588 municípios localizados na faixa de fronteiras, correspondendo a 16,7% do território brasileiro. Desse total, 33 são classificados como cidades gêmeas por estarem demarcados pela linha de fronteira seca ou fluvial.

 

Quais vacinas?

A meta do Ministério da Saúde é atualizar a situação vacinal da população de todas as faixas etárias nessas localidades. Tanto a população residente nos municípios brasileiros como os estrangeiros residentes no Brasil receberão as seguintes vacinas: contra a poliomielite; tríplice viral; covid-19; contra a febre amarela; pentavalente e pneumocócica-10.

 

Estados alcançados

Os países e os municípios fronteiriços foram convidados a aderir ao plano de ação. O plano de ação será aplicado no Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Esses estados abrigam os 33 municípios que têm cidades gêmeas na Argentina, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru e Uruguai.

 

Horário de Verão

O governo federal avalia a volta do Horário de Verão, encerrado em 2019. A retomada do horário especial, lançado em 1931 no governo de Getúlio Vargas, é uma bandeira histórica de entidades de turismo do Paraná, da Bahia e de Santa Catarina.  Em 2020 e no ano passado, as entidades retomaram a luta, garantindo fôlego financeiro para o setor, um dos mais afetados pela pandemia coronavírus, “ainda que não reflita em economia de energia elétrica”.