Comunidade inteligente
Pelo segundo ano consecutivo, Curitiba é uma das sete finalistas do prêmio Intelligent Community Forum (ICF), do Canadá, que concede à cidade vencedora o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo. A capital paranaense está concorrendo com Binh Duong Smart City (Vietnã), Durham (Canadá), Fredericton (Canadá), Nova Taipei (Taiwan), Prospect (Austrália) e Sunshine Coast (Austrália). O prêmio Intelligent Community Forum (ICF) 2022, reconhece a cidade como um todo, a comunidade trabalhando integrada e em sinergia para tornar a cidade inteligente.
Foco!
Em entrevista o vice-governador em exercício, o empresário e presidente do Sistema Fecomércio no Paraná, Darci Piana, afirma que seu foco como vice-governador é dialogar com o setor produtivo e agilizar processos no poder público. “A maior diferença de uma estrutura pública do porte de um governo de estado para a gestão de uma empresa é a quantidade de pessoas às quais uma decisão precisa ser submetida”, disse ele.
Energia e emprego
O Paraná é um dos estados com mais investimento em energias renováveis, seja nas cidades ou no campo. Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) enfatiza que, até 2050, o setor de energia renovável poderá empregar 43 milhões de pessoas e sustenta, juntamente com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que a transição energética criará mais postos do que perder.
Prioridade absoluta
Com projetos voltados ao incentivo à adoção e cuidados à criança e à família, Rodrigo Rodrigues Dias, da Comarca de Toledo, e Claudia Catafesta, da Comarca de Londrina, faturaram a primeira colocação na categoria juiz do Prêmio Prioridade Absoluta, organizado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
Prioridade absoluta II
O prêmio foi criado para reconhecer as práticas relacionadas às medidas protetivas (eixo temático I) e às infracionais (eixo temático II), cada qual subdividida em 5 categorias: Tribunal, Juiz, Sistema de Justiça, Poder Público e Empresas e Sociedade Civil Organizada.
Fora do pleito
Subiu para 19 o número de pessoas que renunciaram junto à Justiça Eleitoral às candidaturas a deputado estadual e federal no Paraná. Desistiram de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, Norberto da Farmácia (PMB) e Marcão do Kaskata (Republicanos), que se somam a Alex Mildemberger (PMB), Cezar Lima do BBB (União), Escritora Angela Gomes (Rede), Amilton Junior (Novo), Carlão (União), Rodrigo Salvadori (PP), Valdemar Delatorre (PSDB) e Patrícia Aleotti (Podemos).
Auxílio Brasil
O governo entregou ao Congresso o Projeto de Lei Orçamentária Anual e não incluiu a promessa de manter o Auxílio Brasil de 600 reais em 2023. O texto prevê o pagamento de 405 reais em média para 21,6 milhões de famílias. Para tentar viabilizar o benefício no valor pago atualmente, Jair Bolsonaro pretende aumentar as privatizações.
Urnas seguras
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, recebeu o ministro da Defesa, Paulo Sérgio, no tribunal para encaminhar ações e procedimentos para as eleições deste ano. O fato principal do encontro, porém, foi o reconhecimento por parte dos militares de que as urnas eletrônicas são seguras. O TSE ainda se comprometeu a divulgar todos os boletins de urna para possibilitar a conferência dos votos.