Política

Eleições: cinco vereadores de Cascavel ainda na “corrida” para confirmar candidaturas

Devem buscar uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná ou na Câmara Federal os vereadores Romulo Quintino, Celso Dal Molin, Pedro Sampaio e Cidão da Telepar

Eleições: cinco vereadores de Cascavel ainda na “corrida” para confirmar candidaturas

Cascavel – Com a proximidade das convenções partidárias que definirão os candidatos que disputarão as eleições 2022, a definição e a lista dos concorrentes segue afunilando. Na Câmara de Cascavel, por exemplo, o número de vereadores que deve concorrer a uma das vagas para deputado estadual ou federal foi se esvaziando no decorrer dos meses.

Em 2021 a reportagem do O Paraná conversou com todos os 21 vereadores de Cascavel sobre as especulações que rondavam o Legislativo e, naquela oportunidade, 11 dos 21 vereadores disseram que os nomes estavam à disposição dos seus partidos para tentarem uma cadeira nos parlamentos superiores.

Em outra reportagem realizada em janeiro deste ano, a reportagem conversou novamente com os parlamentares, contudo, o número de vereadores dispostos a disputar a eleição em outubro diminuiu e apenas quatro davam como certa a pré-candidatura.

Porém, agora, depois de muita água rolar por baixo “das pontes” e a menos de 75 dias para as eleições, enquanto a maioria já decidiu que não irá concorrer a nenhuma vaga, outros só aguardam as convenções partidárias para homologar a candidatura e já gastam a sola de sapato e muita saliva para conquistar espaço e eleitores.

Cinco no páreo?

Neste início de semana, quando a Câmara de Cascavel está em recesso, a reportagem do O Paraná procurou novamente os parlamentares. De acordo com o novo levantamento, devem buscar uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná ou na Câmara Federal, Romulo Quintino (PL), Celso Dal Molin (PL), Policial Madril (PSC), Pedro Sampaio (PSC) e Cidão da Telepar (PSB).

O presidente do Legislativo, Alécio Espínola, que no ano passado chegou a confirmar que era pré-candidato a deputado estadual, desistiu da candidatura para priorizar a reeleição para a presidência da Câmara de Cascavel. Já o colega da Mesa Diretora, Romulo Quintino, tentará disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Contudo, segundo o próprio vereador, caso não consiga, deverá renunciar ao mandato de vereador no início de 2023.

Romulo disputará voto com o colega de partido, Celso Dal Molin, que nas duas consultas anteriores disse não ser pré-candidato, agora já corre em pré-campanha.

Enquanto Romulo e Dal Molin já dão como certa a disputa, o líder do Governo Paranhos na Câmara, Pedro Sampaio (PSC), segue com o nome ventilado para a disputa de uma das 30 cadeiras de deputado federal do Paraná. Apesar de não ter retornado o contato da reportagem até o fechamento dessa edição, Sampaio já havia confirmado o interesse de disputar uma das vagas. Outro vereador do PSC que mantém sua postura como pré-candidato a deputado estadual é o Policial Madril.

Cidão da Telepar (PSB), disse ser pré-candidato a deputado estadual, contudo, confirmou que a definição deverá sair mesmo na convenção do PSB, que será realizada no próximo sábado (23). Em contato com a reportagem, o vereador Professor Santello confirmou que não vai entrar na disputa deste ano.

Pelo levantamento, apenas três partidos com representatividade na Câmara confirmam ou ventilam nomes na disputa. Outras siglas com representatividade no legislativo como Patriota, Pros, PDT, PT, MDB, Podemos, Republicanos, PDT, PV, PP e União Brasil não devem lançar vereadores de Cascavel como candidatos, contudo, terão outros nomes para concorrer no pleito. Por enquanto, a maior disputa que antes era dentro do PSC, agora está no PL, entre o recém-chegado ao partido Quintino e o veterano na sigla Dal Molin.

Procurados pela reportagem, além de Sampaio, as vereadores Beth Leal e Professora Liliam, e os vereadores Josias de Souza, Cleverson Sibuski e Serginho Ribeiro não retornaram aos questionamentos.

Foto: Flávio Ulsenheimer/Assessoria CMC