Cotidiano

Abrigados no “Centro Amor” recebem encaminhamentos para reabilitação

Algumas das pessoas do Ginásio Creas já tinham encaminhamentos de internamento e preferiram aguardar. Em outros casos, a Secretaria avalia a necessidade do internamento compulsório

Abrigados no “Centro Amor” recebem encaminhamentos para reabilitação

 

 

Cascavel – Desde maio, em Cascavel as pessoas em situação de rua estão sendo abrigadas todas as noites no Centro Amor – Apoio aos Moradores de Rua, instalado no Ginásio Creas Augusto, no bairro Coqueiral. E, além de prestar esse acolhimento, o governo municipal atua em mais uma frente: a de oferecer o encaminhamento para clínicas de reabilitação, uma vez que grande parte dos acolhidos também têm alguma dependência química.

Na noite de quinta-feira (9), os servidores da Secretaria Especial de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas Sobre Drogas prestaram o atendimento a todos os moradores em situação de rua que estavam no local. Por meio do programa Vida Nova, 10 pessoas aceitaram o encaminhamento, de forma voluntária, para as clínicas de reabilitação que atuam em parceria com o Município.

O serviço totalmente gratuito busca realmente promover uma mudança na vida dessas pessoas. “Não podemos assistir a vida desses moradores em situação de rua e não fazer nada. Precisamos agir! E foi emocionante ver que as pessoas querem e precisam de ajuda. São 10 vidas que decidiram sair das ruas, desse frio e tentar a recuperação. São 10 famílias que recebem a oportunidade da esperança”, avalia emocionado o secretário Misael Júnior.

Atualmente, três instituições prestam esse atendimento pelo Município. São as comunidades terapêuticas, Renascer e Molivi, de Cascavel, que atendem exclusivamente ao público masculino; Clínica Reviver Homem Leão, que também atende homens; e a comunidade terapêutica Dom Bosco, de Campo Mourão, que recebe as mulheres. Ao todo, são 80 vagas para acolhimento voluntário e 10 involuntários. Dessas, ainda restam 40 vagas.

Algumas das pessoas do Ginásio Creas já tinham encaminhamentos de internamento e preferiram aguardar. Em outros casos, a Secretaria avalia a necessidade do internamento compulsório.

 

Acolhimento

Até o início de junho, o centro de acolhimento instalado no ginásio do Creas, no bairro Coqueiral, tinha registrado 635 atendimentos desde o início das atividades em 16 deste maio deste ano. Além do acolhimento no local, a equipe da Abordagem Social continua com o serviço de busca ativa da população de rua. Porém, os servidores só podem levar para o abrigo quem aceita o serviço. O contato do serviço de Abordagem Social é (45) 98431-6376.

O Município conta ainda com a Casa Pop e o Albergue Noturno, que possuem 50 vagas cada um, todos os dias, para prestar o acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nos locais, eles recebem toda assistência da equipe, alimentação, roupas quentes, cobertas e um local quentinho para dormir e driblar o frio.

 

PROVOPAR

Quem quiser contribuir com este trabalho, pode auxiliar com doação de roupas, cobertores e mantimentos. Para isso, basta levar a doação à sede do Provopar de Cascavel, localizada fica na Rua Martin Afonso Pensa, 550, no Pacaembu. O telefone para contato é o (45) 3902-1422.

Além disso, o Provopar tem pontos de doações. Um deles fica no saguão da Prefeitura e o outro no piso L1, do Shopping JL, ao lado da livraria.

 

Fotos: Secom