O estacionamento de uma cidade é importante para os negócios do comércio em geral. Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/Brasil), ele é, inclusive, decisivo para o setor: pesquisa do órgão aponta que 52% da população já deixou de fazer compra por não ter onde estacionar.
A tecnologia pode ajudar a tornar mais democrático o uso do trânsito e das vagas para veículos. Adriano Krzyuy, diretor da Estar Digital, aplicativo para gestão do trânsito administrado pela Cidatec, afirma que a organização deste ambiente coletivo gera fluxo e é especialmente interessante aos donos de estabelecimentos comerciais, que precisam das vagas para que a rotatividade de clientes seja uma constante. “A plataforma Estar Digital garante aos clientes esse estacionamento facilitado. Se não é isso, o carro de uma pessoa fica o dia todo estacionado na frente de uma loja, por exemplo, e quem precisa ir até o local pagar uma conta ou fazer uma compra não consegue. Sem dúvida, é um dos principais objetivos da plataforma”, disse o empresário durante o 8° Congresso Paranaense de Cidades Inteligentes, evento realizado recentemente em Maringá, com foco na apresentação de soluções tech para serviços públicos. O Paraná é um dos maiores em concentração de empresas que trabalham com inovação tecnológica. Quase 9% de todas as startups brasileiras, por exemplo, estão no estado.
A capital paranaense, que conta com cerca de 13 mil vagas de estacionamento, foi uma das primeiras a implantar o serviço de regulamentação do trânsito no Paraná. “O serviço auxilia a gestão do tráfego e contribui para o desenvolvimento tecnológico da cidade, facilitando o serviço dos agentes e dos cidadãos, assim como beneficiando as lojas de comércio de rua”, reforça Adriano. Permitir que mais carros estacionem perto de centros comerciais, de fato, aquece o comércio da área. Isso também ajuda diretamente o comerciante, que terá um fluxo maior de clientes e, ainda, o consumidor, que não precisa perder tempo procurando uma vaga para poder estacionar ou até mesmo desistir da compra por falta de vagas.
Conheça outras quatro vantagens do estacionamento rotativo:
Mais vagas
A principal proposta do estacionamento rotativo é fazer com que sempre existam vagas nos locais demarcados pelo sistema que, geralmente, são os centros de maior movimento.
Ordenamento do trânsito
Com a organização das áreas, as vagas ocupadas por longas horas – talvez o dia todo – desaparecem, dando oportunidade para que todos os usuários do trânsito encontrem um local para seus veículos.
Preço
Diferente dos valores praticados em estacionamentos privativos, o preço cobrado pelos sistemas de Estar é bem mais em conta, ou seja, mais acessível para a população.
Meio ambiente
O encontro rápido de uma vaga evita o gasto de combustível e a emissão no meio ambiente de gases poluentes e nocivos à saúde e ao planeta.
Crédito: Divulgação