Policial

Depen inaugura nova estrutura de Complexo Social para atender egressos, monitorados e prestadores de serviço à comunidade

A nova estrutura vai abrigar projetos e ações já desenvolvidas pelo Patronato Penitenciário e Escritório Social

Depen inaugura nova estrutura de Complexo Social para atender egressos, monitorados e prestadores de serviço à comunidade

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) inaugurou nesta quinta-feira (29), a nova estrutura que vai abrigar o Complexo Social de Cascavel, no Oeste do Paraná. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades locais e do diretor do Depen-PR, Francisco Caricati.

“É um trabalho inovador, não só em nível de Paraná, mas de Brasil. Hoje a maior estrutura de atendimento ao egresso no Brasil é no Estado do Paraná e o objetivo é justamente fazer o arremate das medidas de ressocialização que até então foram insuficientes dentro das unidades de regime fechado”, explica o diretor do Depen, Caricati.

Com espaço de 800 metros quadrados, a nova estrutura vai abrigar projetos e ações já desenvolvidas pelo Patronato Penitenciário e Escritório Social em uma nova formatação que permite capacitação aos egressos, monitorados e prestadores de serviço à comunidade, tudo em um único local. Atualmente são realizados 2.300 atendimentos mensais.

“A proposta de interiorização e expansão dos complexos sociais no Estado do Paraná chega a Cascavel e com um projeto ambicioso. Mesmo com todas as dificuldades, com o apoio da sociedade, com a integração dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, nós conseguiremos dar apoio e assistência ao púbico de egressos e monitorados”, conta o coordenador dos Complexos Sociais do Estado, Everton Rodrigo dos Santos.

O novo Complexo Social conta com mais de 15 salas para atendimentos multidisciplinares nas áreas de psicologia, pedagogia, administração, serviço social e jurídico. Além disso, possui um mini auditório, salas amplas para treinamentos e qualificações, cozinha, espaços para atendimentos individuais, biblioteca, recepção e um tele centro (Espaço Cidadão) com 14 computadores com acesso à internet.

“Quando uma pessoa comete um crime, a sociedade espera que ao sair do sistema prisional ela não volte a reincidir. A ressocialização ou socialização são missões primárias do Departamento Penitenciário. A pessoa chega viciada num desvio de conduta e nosso trabalho é tentar transformar ela para que saia melhor, qualificada e capaz de manter uma vida digna, sem a necessidade de voltar ao crime”, complementa o coordenador regional do Depen, Thiago da Costa Correia.

Por meio de parcerias e convênios com as universidades locais e com o Conselho da Comunidade de Cascavel, foram possíveis as implantações de cinco projetos além da capacitação por meio de cursos na modalidade EaD – desenvolvido junto com a plataforma Instituto Mundo Melhor – proporcionando mais 200 opções em diversas áreas do conhecimento.

“Estamos formatando uma nova parceria com uma instituição de ensino privada. Vai nos auxiliar com atendimentos jurídicos ao nosso público e cursos profissionalizantes nos setores de alimentos, hotelaria e conserto de automóveis. Uma proposta inovadora, audaciosa, mas que com essa estrutura, conseguiremos por em prática”, afirma Vicente.

Histórico

O Complexo Social compreende uma nova formatação técnica que agrega em um amplo e único espaço o Patronato Penitenciário – responsável por trabalhos e projetos com os egressos do sistema prisional – e o Escritório Social – que atua com os monitorados e prestadores de serviço à comunidade.

Ambas as estruturas funcionavam até 2020 no segundo piso do Terminal Rodoviário de Cascavel, mas por conta da crescente demanda, a necessidade de um novo espaço.
Além das ações aos assistidos auxiliam as famílias com destinação de cestas básicas e o encaminhamento ao mercado de trabalho em empresas conveniadas com o Depen.