Cotidiano

Equipamento desenvolvido pelo Senai no Paraná auxilia movimentação de pessoas imobilizadas

Criado em conjunto com AMR Robotics, ameniza as complicações de saúde em pacientes de terapia intensiva

Equipamento desenvolvido pelo Senai no Paraná auxilia movimentação de pessoas imobilizadas

Atender às demandas da indústria, criando soluções tecnológicas integradas, aplicadas a produtos e processos, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento industrial. Com esse objetivo, o Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica desenvolveu, em parceria com a AMR Robotics, um protótipo de leito robótico que auxilia na movimentação do corpo. A ferramenta foi criada para reduzir os efeitos causados pela má circulação em pessoas que estão acamadas durante um longo período e traz impactos positivos para a saúde dos pacientes de terapia intensiva.

“O robô é programado de maneira personalizada e executa movimentos lentos e precisos. Também permite que o paciente fique em posição ereta, auxiliando em momentos como alimentação, desmame ventilatório, recrutamento alveolar, entre outras ocasiões e é de fundamental importância para redução de tempo de internação e recuperação adequada”, conclui Leonardo Arnoni, cirurgião oncológico e fundador da AMR Robotics, que teve a ideia junto com o seu sócio, o médico intensivista Márcio Ronaldo. Além disso, apresenta articulações que podem ser acionadas para alterar a posição do paciente. Também há a possibilidade de realizar a movimentação de apenas um membro, fazendo um trabalho fisioterápico.

Juliano Coelho, consultor de PDI e líder técnico da área de Desenvolvimento de Produto do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica, explica que para o seu desenvolvimento foram utilizadas diversas tecnologias de ponta disponíveis no Instituto, como design e engenharia de forma integrada, simulação computacional, impressão 3D, digitalização por luz estruturada, entre outros. Após a homologação do equipamento, a ideia é buscar parceiros dentro da indústria para sua produção em larga escala.

Para saber mais sobre o Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica clique aqui.  

Foto: Inove Foto & Vídeo