As turmas do período matutino e noturno do curso de Psicologia do Centro Universitário de Cascavel – Univel participaram da Aula Magna on-line com a convidada especial, a psicóloga Dra. Marivania Cristina Boccana. Os temas abordados foram “Psicoterapia online e a práxis clínica sartriana”, apresentados para os acadêmicos do período matutino, e “Psicanálise Existencial e o Método Progressivo-Regressivo: as bases de Jean-Paul Sartre para a prática em Psicologia clínica”, para o período noturno.
A coordenadora do curso de Psicologia da Univel, Polyane Ghiggi Werner, ressalta que a aula magna é um momento de aprendizado e interação. “Nosso objetivo foi estimular os alunos a conhecerem e a se aprofundarem no estudo da psicologia, trazendo um universo totalmente novo a eles de pesquisa e produção, além da atuação profissional. A partir dessa aula, pudemos refletir acerca da visão do homem, com a fala da palestrante baseada em seu livro “Psicanálise Existencial e o Método Progressivo-Regressivo: Experiência Psicopatológica em Jean-Paul Sartre”, a qual nos trouxe contribuições ricas e reflexivas para a prática do profissional de Psicologia”, conta Polyane.
A aula magna foi uma experiência valiosa para as turmas de Psicologia da Univel. “Foi de extrema importância para nós, acadêmicos, pois, além de trazer um contexto histórico das ideias do filósofo Sartre correlacionado à psicologia, trouxe-nos um pouco dos métodos que o mesmo utilizava, como a psicanálise existencial, método progressivo-regressivo”, conta a acadêmica do curso de Psicologia da Univel Ana Carolina Skura.
Durante a aula, a convidada, além de abordar os temas propostos e contribuir para reflexões, também sorteou dois livros dela, um para o matutino e outro para o noturno.
Para os acadêmicos, o momento foi de aprendizado e principalmente pela oportunidade de refletirem e compreenderem como a psicologia enfrenta o momento atual, de pandemia e isolamento. “A doutora também nos proporcionou uma reflexão acerca do cenário em que estamos enfrentando e como a psicologia e os profissionais tiveram que se reinventar, passando de sessões presenciais para virtuais, onde ela explicou também sobre a subjetividade de cada indivíduo e a forma com que devemos nos portar e as condições que nos unificam enquanto humanidade e sociedade. Portanto, foi de grande valia esse bate-papo para compreendermos e aprofundarmos acerca do assunto proposto”, conclui Ana.