Variedades

Mude a decoração da casa de forma rápida, simples e econômica

Veja cinco dicas para dar uma repaginada na sua casa de forma rápida, simples e econômica

Mude a decoração da casa de forma rápida, simples e econômica

O brasileiro passou muito mais tempo em casa em 2020, aumentando o desejo de fazer reformas. Dados do Sinapi (Índice Nacional da Construção Civil) e do (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que a demanda por pequenas obras em casa aqueceu o mercado durante a pandemia. Foram 2,8 milhões de solicitações de serviços de reforma entre abril e novembro de 2020, 75% maior que o mesmo período de 2019. A (Abramat) Associação Brasileira da Indústria Materiais de Construção anunciou para 2021, uma previsão de crescimento de 4% no faturamento total deflacionado dos materiais de construção em relação a 2020.

Se você faz parte desta estatística a arquiteta Mayra Duarte Lima Prestes separou cinco dicas para dar uma repaginada na sua casa de forma rápida, simples e econômica.

1 – Mudar sem quebra-quebra

Quem não quer obra, dá para renovar o ambiente sem ter que destruir ou reconstruir usando um novo tapete, quadros na parede e uma manta em cima do sofá usando uma paleta de cores a ser seguida. Iluminação e plantas transformam o espaço.

2 – Papel de parede ou adesivos

Eles estão em alta. A escolha deve ser de acordo com as cores do ambiente. Se o desejo for destacar a parede, podem ser usadas cores mais fortes ou desenho com efeito 3D. Para aplicar papel de parede em banheiros e cozinhas é importante observar se o material tem a resistência adequada. Para cozinha e banheiro os adesivos de azulejos são ainda boas opções. Não esqueça de  medir o espaço que será aplicado para evitar a falta de material.

3 – Reorganizar o espaço

É possível mudar a organização dos móveis dentro de casa para uma configuração mais funcional, como por exemplo, criar um canto mais definitivo para trabalhar de casa ao invés de usar a mesa da cozinha e da sala. As cores também ajudam a mudar o ambiente e influenciam no psicológico. Pintando um ambiente com cores mais claras, o morador tem a sensação de amplitude, enquanto que cores mais fechadas podem criar ambientes mais fechados, dando um efeito de aconchego. Aposte em tons azuis e verdes que remetem à paz e à tranquilidade, sentimentos bem-vindos nesse momento de pandemia.

4 – Obra por etapas

Quem gosta de realizar obras de verdade, também pode transformar sem sair de casa. Ter poucas condições financeiras para bancar uma reforma completa não impede a possibilidade de fazer as mudanças aos poucos, cômodo a cômodo. Você pode manter toda a bagunça de obra concentrada em um mesmo local, sem perder o acesso e o uso do restante da casa.  O processo não é simples, porque os prestadores de serviços tendem a circular e a sujeira pode se espalhar por outras áreas. Limpeza é uma tarefa constante para quem está com obras em casa.

5 – Renovação dentro do orçamento

Segundo o IBGE, o custo de materiais de construção subiu 17,28% no acumulado de 2020. A parcela do preço de mão de obra foi 2,33% maior do que em 2019. O custo médio da construção civil aumentou 10,16% em 2020, sendo o maior índice registrado nos últimos sete anos, por isso a organização e a comparação de preços são fundamentais para manter o orçamento controlado. Criar uma lista de prioridades é sempre um bom começo e depois ir pesquisando preços em várias lojas. O outro ponto importante é a escolha do responsável pela obra, que ajude a manter a reforma dentro da realidade do seu bolso. Eles serão capazes de administrar os recursos e agilizar o andamento da obra. Retrabalho é uma das principais dores de cabeça que as pessoas enfrentam quando estão construindo ou reformando. Além de causarem frustração, geram mais gastos e consequentemente atrasos.