Florianópolis – O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), vai a Florianópolis nesta quarta-feira (17) debater com os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), a criação de um consórcio da Região Sul para aquisição de vacinas e de insumos para tratamento da covid-19. A reunião, às 15h, na sede do governo catarinense, foi articulada por Ratinho Junior.
O consórcio da Região Sul deve ser aos moldes do feito pela FNP (Frente Nacional dos Prefeitos). Articulado pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), o consórcio de prefeituras de todo o Brasil deve ser formalizado na próxima segunda-feira (22) e já conta com adesão de 306 dos 399 municípios paranaenses. Porém, os governadores de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem incluir a aquisição de insumos no consórcios.
Os três estados do Sul enfrentam hoje o pior quadro da pandemia no Brasil. O avanço acelerado da nova variante P1 do coronavírus sobrecarregou ainda mais os sistemas de saúde, que estão em colapso nos três estados. Além disso, a própria Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) teme o abastecimento de medicamentos e insumos, como oxigênio, para o tratamento de pacientes com coronavírus.
Ontem o Paraná recebeu mais 258,4 mil vacinas Coronavac, totalizando 1,26 milhão de doses recebidas, bem baixo para a imunização dos 4 milhões de paranaenses do grupo prioritário.