Cotidiano

2º LIRAa fica em 2,6% e aponta médio risco para Assis Chateaubriand

Foram 1.153 vistorias e 30 notificações

2º LIRAa fica em 2,6% e aponta médio risco para Assis Chateaubriand

O 2º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) de 2021, realizado pela Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand, através dos Agentes de Endemias, foi revelado nesta semana. O levantamento ocorreu na semana passada, de 1 a 5 de março, onde 30 imóveis foram notificados em 1153 vistorias. O índice ainda está acima do preconizado pelo Ministério da Saúde que é de 1%, no entanto diminuiu significativamente em comparação com o primeiro, divulgado no mês de janeiro. Neste mês ficou em 2,6%, sendo médio risco para o município, no primeiro o percentual estava em 4,8%

A situação mais crítica em termos dos levantamentos realizados é a do Jardim América 1 ao lado do Colégio Cívico Militar Senador Teotônio Vilela, onde o percentual chegou a 9,09%. Outro bairro com índice elevado foi no Conjunto Cristo Rei e Tropical, alcançando 7,69%. No Jardim Progresso lado da Escola Mercedes Carrilho chegou a 6,03%.

O município segundo informações confirmou até o momento 16 casos confirmados de dengue, 161 notificações e 57 estão em investigação.

Mesmo tendo diminuído o índice o secretário Fábio Fantin Camilo, lembra que os cuidados devem continuar pois mesmo com a queda o índice ainda é alto. “O índice foi melhor do que o primeiro, no entanto, todos nós devemos manter os cuidados necessários para não acumular água em objetos que estão nos quintais. Nós não podemos baixar a guarda, pois o descuido em duas ou três semanas é o suficiente para ter uma explosão de casos e se transformar em epidemia de dengue”, disse Fábio.