Mais de 30 partidos, a maioria nem tão conhecida, e um número surpreendente de filiados: 28.172 no total em Cascavel. Os dados foram coletados no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), endereço onde podem ser conferidos os registros partidários um a um.
E apesar do histórico de acusações de corrupção e um governo que pouco agrada a população brasileira, pelo menos por aqui os partidos PMDB – agora MDB – e PT são os mais numerosos em filiação.
De acordo com o TSE, são 4.323 registrados no MDB, somadas as duas zonas eleitorais de Cascavel. Em segundo lugar vem o PT, partido de Dilma Rousseff, presidente que foi tirada do cargo por impeachment. São 4.215 pessoas registradas no partido aqui no Município. .
Em terceiro lugar vem o PP, com 3.281 filiados e, na sequência, o PDT, partido do ex-prefeito de Cascavel Edgar Bueno, com 2.550 registros.
PRAZOS
Pra quem quer se candidatar às eleições de outubro, há prazo para filiação partidária. Trocar de partido ou filiar-se, apenas até 7 de abril. Para registro de candidatura, os interessados têm até dia 15 de agosto. Mas os registros podem ser feitos apenas nas capitais dos respectivos estados, por se tratar de eleição geral.
Para os eleitores, o prazo é 9 de maio para transferência do título. A organização da logística eleitoral é feita pelo menos um ano antes do pleito.