Apesar de haver negado novamente os rumores esta semana, hoje o governador Beto Richa confirmou que vai demitir o secretário Wagner Mesquita, da Segurança Pública. A exoneração será informada a Mesquita assim que ele retornar das férias, segunda-feira, dia 5. Mesquita estava fora do País em férias.
O sucessor será anunciado na próxima semana. A expectativa é de que seja nomeado no cargo o cascavelense Júlio Reis, delegado-geral da Polícia Civil.
Crise
A exoneração de Mesquita ocorre em meio à intensa crise nas delegacias e presídios superlotados, cujo estopim foi a falha do IML de recolher o corpo de um rapaz de 18 anos assassinado num assalto em Colombo. O garoto foi velado na rua.
Para se esquivar das críticas, Beto Richa atribuiu ao secretário os problemas, embora não tenha construído nenhum dos presídios anunciados no seu plano de governo durante a campanha passada.
Beto diz que “não faltava dinheiro nem estrutura” para que os serviços de IML sejam prestados corretamente, embora em todo o Paraná as estruturas estejam sucateadas, com corpos amontoados nas geladeiras e falta constante de equipamento e pessoal.