Educação

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil promovem Aula Magna

Evento enaltece processo criativo e segurança do trabalho nas profissões

Cascavel – Convidados especiais ministraram a Aula Magna dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. Um dos palestrantes foi o arquiteto Oliveira Junior, que veio da Paraíba, trazendo para discussão o tema ‘Estratégias Avançadas de Projeto no Processo Criativo’, com base na metodologia utilizada em seu Escritório, para o desenvolvimento de projetos.

O arquiteto pontuou passos de como nasce o projeto, seu desenvolvimento, variáveis que o constitui, atuação em equipe multidisciplinar, importância dos esboços (desenho) a mão livre, das ferramentas computacionais e ferramentas colaborativas de informação, aliando tecnologia apoiada ao desenho analógico.

Ainda, evidenciou o processo criativo, apresentou três recortes temporais, incluindo os projetos: Terminal de Integração Urbana (2014), Concurso Habitacional de Integração CODHAB no Distrito Federal (2017) e Centro Clínico (2017).

“Todo o processo é construído com a equipe, sendo fundamental gerenciar uma diversidade de talentos para obter resultado satisfatório”, disse o arquiteto, afirmando que a criatividade é elemento diferencial na sociedade digital.

Outro nome de peso foi o engenheiro de segurança do trabalho e professor Agnaldo Mantovani. Sua fala teve como foco salientar os desafios da saúde e segurança do trabalho para as áreas de Engenharia e Arquitetura, no intuito de sensibilizar futuros profissionais para uma temática que, segundo ele, tem afetado enormemente as carreiras.

Segundo Mantovani, cuidar do patrimônio e das pessoas é função da Arquitetura e Engenharia e, juntas, têm papel fundamental para gerenciar esses dois aspectos. “As profissões estão para melhorar a vida das pessoas, proporcionar conforto, moradia, saúde, qualidade de vida e dignidade”, observa, atribuindo alguns comportamentos essenciais: amor, comprometimento, busca por informações, atitude, saber identificar dificuldades/carências.