O Sinepe-PR (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná) está mobilizando as escolas e demais instituições de ensino particular a organizar um processo de visitação nas instalações escolares, durante o mês de setembro, de forma que estudantes, pais ou responsáveis vejam todos os investimentos e adaptações na infraestrutura que foram feitas para cumprir rigorosamente os protocolos de segurança sanitária necessários para a retomada das aulas presenciais. “A ideia é que, nesta semana, as instituições de ensino convidem as famílias para que elas conheçam como funcionarão as escolas até o final do ano, pelo menos”, conta a presidente do Sinepe/PR, Esther Cristina Pereira.
Segundo a entidade, cada escola deverá organizar um cronograma próprio de agendamento das visitas, de forma escalonada, a fim de evitar aglomerações e possibilitar uma visita segura no aspecto sanitário. “Essa é uma demonstração de respeito e clareza de como cada instituição se preparou para o retorno das aulas presenciais”, pondera Esther. Ainda de acordo com ela, ao longo de todo esse período de distanciamento, todas as instituições buscaram manter um contato próximo e levar segurança e conforto para os pais e os nossos estudantes. “Chegou o momento de mostrar tudo o que organizamos para atender aquelas famílias que já estão trabalhando normalmente e precisam dos nossos serviços”, frisa, assim que for liberada a retomada das aulas presenciais.
A iniciativa será voltada para todos os segmentos educacionais da rede privada: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação Superior, Escolas de Idiomas e Cursos Livres de qualquer natureza. A proposta do Sinepe/PR é, junto com as famílias, avaliar a atual formação do estudante e as eventuais medidas pedagógicas – especiais e individualizadas – que possam ser implementadas até o final do ano letivo, considerando também os aspectos emocionais e psicológicos dos alunos.