Já está operando a nova base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel à Urgência) de Toledo. Localizada no Jardim Coopagro, na Avenida Ministro Cirne Lima, anexo ao Ginásio do CCR, o espaço recebeu uma USB (Unidade de Suporte Básico) e uma USA (Unidade de Suporte Avançado).
A estrutura conta com garagem para ambulância e uma estrutura com sala de estar, setor administrativo, depósito para armazenagem de materiais, quartos e sanitários distribuídos em 247,35 metros quadrados de área construída. Deste total, 134,67 metros quadrados receberam reforma e 112,68 foram ampliados pela Empresa Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur), demandando investimentos de R$ 169.991,30.
A partir de agora, os atendimentos do Samu serão realizados em duas bases: a 1, no Jardim Coopagro; a 2, na Grande Pioneiro, onde atuam duas USB. “O Samu encontra-se estrategicamente situado em áreas bastante populosas e coincidentemente próximo dos principais serviços de pronto atendimento da cidade, o Mini Hospital e a UPA. São deslocamentos menores que se traduzem em minutos preciosos para quem está com a vida em risco”, analisa a secretária de Saúde, Denise Liell. “Hoje a população de Toledo já conta com o suporte necessário para urgência, mas esta nova base permitirá uma melhor distribuição geográfica no atendimento”, pontua.
O prefeito Lucio de Marchi destaca que a nova base do Samu dará melhores condições de atendimento à população. “Um espaço novo, com equipamentos de qualidade, que promoverá um atendimento mais humano e eficiente em defesa da vida de nossa gente. Tenho certeza que o trabalho desta equipe fará a diferença para Toledo e municípios vizinhos”, salienta.
Consamu
As bases do Samu de Toledo integram o Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu), do qual 18 municípios da 20ª Regional de Saúde de Toledo e 25 da 10ª Regional de Saúde de Cascavel fazem parte. Para melhor atender a um público total de 940 mil habitantes, a entidade está ampliando o seu alcance cujo objetivo é oferecer em breve um total 27 USB (cinco em Cascavel, duas em Toledo, uma em Assis Chateaubriand, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Guaraniaçu, Guaíra, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Quedas do Iguaçu, Palotina, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste, São José das Palmeiras, Terra Roxa, Três Barras do Paraná, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste) e oito USA (três em Cascavel, uma em Guaíra, Palotina, Quedas do Iguaçu, Santa Helena e Toledo).
Por meio do chamado ao número 192, o Samu deve ser acionado em situações de emergência. Entre elas, trauma em vítima de acidente de trânsito, choque elétrico, suspeita de infarto ou acidente vascular cerebral, intoxicação ou queimadura grave, urgência psiquiátrica, vítima inconsciente. agressão por arma de fogo ou arma branca e outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.