Votação decisiva
O plenário do Supremo Tribunal Federal está diante de uma das votações mais importantes de sua história, no próximo dia 10, sobre a validação, ou não, do inquérito sobre fake news aberto pelo ministro presidente Dias Toffoli, sem provocação da PGR, e relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, sem sorteio. Basicamente, é a dupla quem segura a investigação até hoje. O STF vai julgar ADI impetrada pelo Rede Sustentabilidade que questiona o método. Se derrubar, a Corte confirma a eventual ilegalidade da investigação – criticada por juristas – na qual o ministro comanda um inquérito em que também é a vítima. Não há precedente. Por outro lado, se o pleno endossar Moraes, terá de mostrar votos consistentes para evitar conotação corporativa. O resultado era imprevisível, a Corte estava rachada, mas após a grita do presidente Jair Bolsonaro e a provocação dos investigados, tende a ser mantido.
Alerta
A despeito do jugalmento do STF, é pertinente e fundamental investigar e punir quem espalha fake news por má-fé, e quem ameaça autoridades de quaisquer dos Poderes.
Que pandemia?!
Clientes da Serasa Experian receberam e-mail com comunicado de reajuste de 5,3% de na mensalidade do serviço de consultas.
Arrumação extra
A Villa do Comendador, pousada de luxo em Pirenópolis (GO), terá reuniões decisivas esta semana. Há risco de demissão de todos os funcionários, para readequação.
Catarata$
O governador do Paraná, Ratinho Jr, sancionou a Lei 20.222/20 aprovada pela Assembleia, de autoria do deputado Luiz fernando Guerra (PSL), que obriga a União – controladora do parque – a pagar o Estado pela arrecadação nas Cataratas do Iguaçu. Ou a empresa que ganhar futura concessão ficará com o ônus. O parque hoje é concedido.
Viés de baixa
Um bom entendedor de shoppings diz que a pancada será grande até o fim do ano, com até 20% de lojas fechadas por falência. A Abrasce, maior associação de shoppings do Brasil, foi consultada pela Coluna, mas informou que não tem ainda os dados.
Véio tenso
Não é só o inquérito das fake news no STF, do qual é alvo, que tira o sono de Luciano Hang. O “Veio” da Havan suspendeu 11 mil dos 15 mil empregados de suas lojas.
Rio em baixa
A procura por imóveis no Rio de Janeiro sofreu queda de 20% nos residenciais e 35% nos comerciais. A oferta de novos caiu 15% desde março, revela a seccional carioca da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis.
Agora, vai
O Governo do Amapá garante que já montou todos os equipamentos (respiradores, ventiladores e afins) no hospital universitário de Macapá para tratamento de infectados por coronavírus, doados pelo Ministério da Saúde. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, pretende levar à cidade o ministro Gal. Pazuello. Aliás, o nome do vice-governador do Amapá, citado ontem, saiu errado. O certo é o sr. Jaime Nunes.
Eita!
A Fiesp lançou nas redes sociais um vídeo campanha no qual compra a briga do ministro da Economia, Paulo Guedes, contra o reajuste dos servidores federais. Na peça, o narrador pergunta se é justo aumento neste momento. E pede que senadores e deputados não derrubem o veto do presidente Jair Bolsonaro, que barrou o reajuste.
Povo quer praia
Há um mercado promissor após passar a pandemia do coronavírus. Muitos hotéis e pousadas do Nordeste já são procurados com consultas para hospedagens em futuros feriadões e até para Réveillon.
Histórias vivas
O jornalista e escritor Marcos Eduardo Neves, que se consagrou em biografias de grandes jogadores, faz duas live imperdíveis nos próximos dias. Amanhã, às 20h, com Mauro Beting; e dia 8, às 17h30, com o cantor Nasi, do Ira!. Instagram é @marcoseneves.