Brasília – Começou oficialmente nessa quarta-feira (18) o recesso parlamentar na Câmara dos Deputados e no Senado. Até 31 de julho, não ocorrem reuniões nas comissões e votações nos plenários das duas Casas. Porém, sete senadores e 16 deputados, eleitos para a Comissão Representativa do Congresso, exercerão atribuições de caráter urgente que não possam aguardar o início do período legislativo seguinte sem prejuízo para o País ou para suas instituições.
Na lista de deputados que integram o colegiado está o deputado João Rodrigues (PSD-SC) como titular e Celso Jacob (MDB-RJ), como suplente. Ambos foram condenados pela Justiça e continuam no exercício de seus mandatos, amparados por decisões judiciais. João Rodrigues (PSD-SC) passa a noite na cadeia, já o suplente, Celso Jacob (MDB-RJ) está em prisão domiciliar. A dupla também se livrou na semana passada de ter os mandatos cassados por quebra de decoro parlamentar depois que suas representações no Conselho de Ética da Câmara foram arquivadas.
Os parlamentares da comissão são eleitos separadamente na Câmara e no Senado, de acordo com a proporcionalidade partidária. O senador José Pimentel (PT-CE) é o presidente da comissão. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ocupa a vice-presidência.