Quinze escolas da rede estadual do Paraná vão ser exclusivamente de ETI (Educação em Tempo Integral) em 2020. A iniciativa vem ao encontro da meta do Estado de ter, até 2025, 60% das matrículas nessa modalidade.
Em 13 escolas o tempo integral será ofertado tanto para turmas de Ensino Fundamental II quanto de Ensino Médio. As outras duas são somente de Ensino Médio. Com isso, a rede estadual de ensino terá 79 escolas com turmas de ETI no próximo ano letivo.
A ETI tem como uma de suas premissas a Pedagogia da Presença, que propõe ao aluno assumir o papel de protagonista no processo de ensino e aprendizagem. Já o professor não deve atuar somente com foco na docência, mas também de modo a inspirar os estudantes na construção de um mundo melhor.
Com essa modalidade de ensino, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte visa à formação integral do indivíduo ética, cultural, política, física e cognitivamente. Auxilia, ainda, o jovem a organizar melhor o seu tempo.
O secretário Renato Feder diz que o plano é levar o ensino em tempo integral para mais escolas nos próximos três anos. “O ensino em tempo integral amplia as possibilidades de aprendizado do estudante, o coloca em contato com outras disciplinas, com novos conhecimentos” diz.
Segundo ele, nas escolas com ensino integral haverá aulas de empreendedorismo e programação, por exemplo. “Mais tempo na escola significa uma formação mais completa, mais preparação para o que o jovem vai encontrar lá fora”, afirma Feder.
Como funciona
As escolas em tempo integral funcionarão em turno único. São nove aulas por dia, com uma hora de almoço e dois intervalos de 15 minutos, totalizando nove horas diárias de atividades e 45 horas semanais.
Além das disciplinas do Referencial Curricular do Paraná, serão ofertadas matérias eletivas aos estudantes, que buscam desenvolver as competências previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) – conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania.
A ideia é que as eletivas sejam modificadas a cada semestre e tenham abordagem interdisciplinar, desenvolvidas por diferentes professores. Ainda, será dada ênfase a práticas experimentais em laboratório para as disciplinas de Química, Física, Matemática e Biologia.
O ementário das disciplinas do primeiro semestre de 2020 está em fase de revisão pelo Departamento de Desenvolvimento Curricular da Secretaria da Educação.
Jovem como protagonista
O protagonismo juvenil e o projeto de vida dos estudantes compõem o eixo central do modelo pedagógico das escolas com tempo integral. Com isso, busca-se orientar o adolescente para descobrir aonde ele quer chegar e, assim, ajudá-los nessa jornada.
Nessas escolas, serão fomentados Clubes de Protagonismo, desenvolvidos pelos próprios estudantes para que eles possam explorar em conjunto seus interesses. “É importante que a escola esteja mais conectada com a realidade dos nossos alunos”, diz o secretário Renato Feder.
Para ele, o estudante precisa ser capaz de se tornar um cidadão, de entender a dinâmica da sociedade e do mundo em que ele vive e como vai atuar e ser um protagonista da sua vida.
Os professores serão incentivados a ocupar um espaço de mentoria, indicados pelos alunos com base na afinidade, para que possam ser sanadas dúvidas a respeito dos conteúdos trabalhados em sala.
Escolas que passam a ser exclusivas de Educação em Tempo Integral em 2020
NRE Assis Chateaubriand
Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco
Ensino Fundamental e Médio
Município: Jesuítas
Colégio Estadual Padre Anchieta
Ensino Fundamental e Médio
Município: Assis Chateaubriand
NRE Foz do Iguaçu
Colégio Estadual Monsenhor Guilherme
Ensino Fundamental e Médio
Município: Foz do Iguaçu
Colégio Estadual Pioneiros
Ensino Fundamental e Médio
Município: Foz do Iguaçu
NRE Campo Mourão
Colégio Estadual Machado de Assis Barbosa Ferraz
Ensino Médio
Município: Barboza Ferraz
NRE Curitiba
Colégio Estadual João Bettega
Ensino Fundamental e Médio
Município: Curitiba
NRE Laranjeiras do Sul
Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho
Ensino Fundamental e Médio
Município: Laranjeiras do Sul
Colégio Estadual Professora Elenir Linke
Ensino Fundamental e Médio
Município: Cantagalo
Colégio Estadual José de Anchieta
Ensino Fundamental e Médio
Município: Quedas do Iguaçu
NRE Loanda
Colégio Estadual Soldado Constantino Marochi
Ensino Fundamental e Médio
Município: Santa Cruz do Monte Castelo
NRE Londrina
Colégio Estadual Dario Vellozo
Ensino Fundamental e Médio
Município: Londrina
NRE Pato Branco
Colégio Estadual Professora Hercilia F. Nascimento
Ensino Fundamental e Médio
Município: Mangueirinha
NRE Pitanga
Colégio Estadual Professora Julia H. de Souza
Ensino Fundamental e Médio
Município: Pitanga
NRE Umuarama
Colégio Estadual Professora Hilda Trautwein Kamal
Ensino Fundamental e Médio
Município: Umuarama
Colégio Estadual Malba Tahan
Ensino Médio
Município: Altônia