Os avós são muito importantes para os netos. Eles são a base do amor familiar. Até mesmo a ciência reconhece que os idosos contribuem muito com a sobrevivência dos mais novos, porque, com seus conhecimentos, eles ajudam a alimentar e a cuidar das novas gerações. Pesquisas a respeito revelam que os dois lados se beneficiam desse relacionamento. Para os avós, a conexão permite contato com uma geração muito mais nova e, consequentemente, uma abertura a novas ideias. Para os netos, os idosos oferecem a sabedoria adquirida durante a vida – e esse conhecimento acaba sendo incorporado pelas crianças quando elas se tornam adultas.
Os avós também costumam passar às novas gerações muitas histórias sobre o passado, o que é enriquecedor para qualquer criança. Além de tudo isso, os pesquisadores também concluíram que a relação avós-netos pode ajudar a diminuir sintomas depressivos para ambas as partes.
Os avós geralmente cuidam das crianças com um amor imune a qualquer defeito, pois não existe, na maioria dos casos, a responsabilidade da criação e educação. Por isso a relação com apego é muito maior.
Tamanha é a importância dos avós para a formação dos netos, que desde 2011 existe uma lei que garante a convivência e a visita dos avós aos netos, mesmo em caso de separação dos pais.
Na semana passada, dia 26 de julho, foi comemorado o Dia dos Avós, e no Colégio Santa Maria algumas turmas realizaram atividades para homenagear estas pessoas tão importantes. A vovó Angelina contou uma história muito envolvente para os alunos dos 1ºs Anos “B” e “C”, das professoras Jennifer e Silvia. Todos adoraram a história da “Vovó Catita” e ficaram gratos por poderem compartilhar desse momento tão especial. O Dia dos Avós também foi lembrado pelos alunos das professoras Maria e Marilene. Todos participaram na preparação de bolachas, coisa típica de “vó”. Alguns apenas observaram de longe enquanto outros colocaram a mão na massa. Já os alunos da turma do 1º Ano A confeccionaram lembrancinhas para homenagear seus avós nesta data tão importante.